quarta-feira, 2 de maio de 2012

Aspectos Sócio- Culturais




               Os gaúchos dos pampas, ou das cidades, formam um povo alegre e rico em tradições. Grande parte dos seus aspectos culturais é oriunda dos imigrantes alemães, que habitaram a região por volta de 1824. Os italianos, espanhóis e portugueses também contribuíram para a riqueza cultural desse Estado.
 O gaúcho, que não dispensa a bombacha, o lenço e o poncho, aprecia o chimarrão e o churrasco.


Fonte: http://www.brasilescola.com/

Flora




A flora é composta por uma vegetação composta de gramíneas, planta rasteira arvore e arbustos (não abundantes) encontrados próximos a cursos d’água. Seus campos são importantes para a preservação da biodiversidade, pois ajudam a mitigar o efeito estufa e auxiliam no controle da erosão.
Fonte: http://www.brasil.gov.br/

Características Climáticas


O clima é subtropical úmido marcado pela frequência de frentes polares e temperaturas negativas no período de inverno, e o verão é quente.
[PDF] 
Fonte: www.controbiol.com.br

Localização

Os pampas abrangem uma área de 700 mil km², ocupando cerca de 2,4% da vegetação brasileira, regiões pastoris de planicies entre o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, As provincias Argentinas de Buenos Aires, La Pampa, Santa Fé, Entre- Rios, Corrientes e a República Oriental do Uruguai.
No Brasil o Pampa está presente apenas no Rio Grande do Sul ocupando 63% do território gaúcho.